quinta-feira, 28 de março 2024

Atleta de Dourados corre 93 Km e vence Ultramaratona no Paraná

Postado em 16 de junho de 2017, por Cléber Soares.

O atleta douradense, Anizio Silva, percorreu o trajeto de 93,7 km de prova na Ultramaratona do Paraná, onde foi campeão da categoria 40 a 44 anos. A competição aconteceu no sábado passado, em Almirante Tamandaré, próximo à Curitiba e contou com a participação de atletas de vários estados.

A corrida teve início às 20 horas e se estendeu durante a madrugada até as 8 horas de domingo. Segundo o atleta, como a corrida foi noturna e devido à chuva que caiu durante a noite o desgaste físico foi maior, exigindo mais de cada competidor. “Com a chuva o circuito ficou mais pesado, porém foi tudo tranquilo e a conquista do ouro representa o esforço e dedicação nos treinamentos”, considerou. Ele treina diariamente aproximadamente 140 quilômetros semanais.

Com único representante do Mato Grosso do Sul e primeira participação na Ultramaratona do Paraná, ele contou ao Diário MS que sua expectativa antes da prova é que atingisse a distância acima de 85 quilômetros, garantindo assim, a colocação entre os primeiros da categoria. “Estou muito satisfeito, pois atingi quase 100 quilômetros de prova, acima da minha meta, apesar de todas as dificuldades”, relatou.

O ultramaratonista Anizio Silva, 41 anos, corre desde os 20 anos e participou de várias competições. No ano passado, inclusive, esteve em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde percorreu trajeto de 24 horas.

ULTRAMARATONA

Uma maratona tem 42 quilômetros e 195 metros. Uma ultra-maratona é uma distância superior. Tipicamente são 50, 80 ou 160 km. Existem outras distâncias, mas estas são as mais populares. Também há provas de tempo (os timed events): 12, 24, 48 horas, e ainda corridas por etapas em dias consecutivos (multi day-races). Umas são corridas de estrada, outras em trilhos de montanha (Ultra-Trails) e algumas (principalmente os timed events) são feitas em pista.

Para um  atleta de ultramaratona , além de necessitar dum bom plano, dos treinos e do seu próprio empenho, tem de estar física e mentalmente bem preparado(a) para completar tanto o treino como a própria ultra-maratona. Também precisará de se adaptar ao conceito de ingerir alimentos e nutrientes durante o treino, assim como durante a prova. Utilizar gels energéticos ou bebidas isotônicas não chega, quando se está a correr durante 5 a 24 ou mais horas.

Circuito de prova foi de 12 horas, no período noturno. Na Ultramaratona o atleta que atingir maior quilometragem é o vencedor de cada categoria. A competição teve início às 20 horas e se estendeu durante a madrugada até às 8 horas de domingo.

Diário MS / João Pires

Veja também

Equipe do Dourados A.C conquista pódios em competição de Tênis de Mesa

Neste ultimo final de semana,23 e 24 de março, no ginásio Moreninho em Campo Grande, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *