domingo, 19 de maio 2024
Treinador Marcos Espósito fará sua estreia sexta-feira (30) a frente do Belfast Celtic da Irlanda do Norte. Foto: Assessoria

Técnico Marcos Espósito sai do futsal douradense para a Europa

Postado em 28 de setembro de 2022, por Cléber Soares.

Natural de Dourados- MS, Marcos Espósito ou simplesmente ‘’Marquinhos’’ como é conhecido no salonismo do estado, comandará o Belfast Celtic na temporada 22/23. O treinador dirigiu diversas equipes, como a FAEN UFGD; Selecionado da UFGD; Embrasa Futsal; Grat´s Futsal; Selecionado de Jateí MS; Santo Antônio da Picadinha; Macaúba SIAS e Colonial Feminino de Indápolis.

Com 28 anos de idade, Marquinhos é o treinador mais jovem na atual temporada na Irlanda do Norte e também o único comandante brasileiro. 

CELTIC E COMPETIÇÕES

Na temporada passada o clube foi campeão da Segunda Divisão da Irlanda do Norte, obtendo o direito de disputar a NI FUTSAL SUPER LEAGUE 22/23 (competição de elite do país), onde o campeão se torna representante da Irlanda do Norte na UEFA FUTSAL CHAMPIONS LEAGUE.

A equipe competirá também na NORTHERN IRELAND CUP, ambas as competições organizadas pela NORTHERN IRELAND FUTSAL FEDERATION (entidade nacional do futsal). Espósito terá à disposição jogadores de diversas nacionalidades, como irlandeses, portugueses, brasileiros e um galês. Perguntado sobre a comunicação com o grupo, o treinador respondeu:
‘’Estudo o idioma inglês durante a semana no curso que faço no período matutino e estou conseguindo me expressar para transmitir as informações necessárias durante os treinamentos, às vezes tenho dificuldades nisso, mas quando acontece os jogadores brasileiros e portugueses que já dominam a língua inglesa me ajudam’’.

O treinador relata também o nível de jogo do futsal no país: ‘’Pude assistir apenas algumas partidas da temporada passada por vídeos e também nesta temporada alguns jogos da primeira rodada na cidade de Belfast. Penso que o futsal aqui está em desenvolvimento, a liga nacional da Irlanda do Norte é jovem, mas já possui boas equipes e o país proporciona uma estrutura muito boa pra prática do futsal, mas também enxergo que são necessárias algumas melhorias a respeito dos jogos’’.

SOBRE A PREPARAÇÃO

‘’O Celtic está treinando a cerca de um mês e devido o futsal aqui ser amador, as sessões acontecem três vezes na semana e os atletas não conseguem realizar sempre todas as sessões da semana, por conta do trabalho ou outros compromissos, mas mesmo com essa dificuldade o grupo vem evoluindo e acredito que em breve poderemos competir em pé de igualdade com qualquer outra equipe no país’’.

O Belfast Celtic estreará na NI FUTSAL SUPER LEAGUE 22/23 na sexta-feira (30) às 20 horas (horário local) contra a equipe do Afrimeripean que já realizou sua primeira partida com vitória na competição. Ainda não há confirmação de transmissão ao vivo da partida.

Veja também

Em reta final de 1ª fase, Liga Estadual de Futebol Suíço faz rodada em 4 cidades sedes

A “braba do MS”, a Liga Estadual de Futebol Suíço/Mob Proteção Veicular vive momentos de …