terça-feira, 14 de janeiro 2025
Foto: Marcelo Berton

Pela quarta vez em 29 edições, interior representa MS na Copa SP

Postado em 3 de janeiro de 2025, por Cléber Soares.

Começa nesta sexta-feira(03) para Mato Grosso do Sul, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 55 edições, o estado participou 29 vezes, uma delas como estado de Mato Grosso.

A primeira participação de um clube do sul do Mato Grosso foi em 1974 com a Sociedade Esportiva Industriária de Campo Grande, que hoje mora no céu.

Depois, o futebol sul-mato-grossense voltou a mais tradicional competição de base do Brasil em 1990 com o Comercial e obteve sua primeira vitória na competição ao bater o Internacional por 1 a 0.

Aliás, o colorado gaúcho caiu na semifinal daquele ano para o campeão Flamengo. O colorado da vila, é o clube do estado com maior número de participações ao lado do Cene, sete no total.

Além do Comercial e Cene, outros 15 clubes participaram da Copa SP. União e Aquidauanense(05), Operário e Guaicurus(04), Sete de Setembro(03), Misto(02), Sei, Taveirópolis, Novoperário, Cena, Ivinhema, Corumbaense, Pantanal, Dourados e Operário AC(01).

Pela quarta vez na história, o estado será representado apenas por equipes do interior. A primeira vez que isso ocorreu foi em 2002 com o Misto. Com três derrotas em três jogos e 14 gols sofridos, a participação foi péssima.

De 2009 pra cá, o estado tem dois participantes. Em 2011, Sete de Setembro e Pantanal, tiveram uma vitória cada. A terceira vez que times do interior foram para Copinha aconteceu em 2019 com Aquidauanense e Sete de Setembro.

Mato Grosso do Sul passou da fase de grupos apenas duas vezes em toda a história. Em 2014 com o Aquidauanense e em 2020 com o União/ABC.

Aliás, a primeira vez que um clube passou da fase de grupos foi em 2014 com o Aquidauanense. O azulão da princesa sob o comando de Mauro Marino, se classificou invicto num grupo que tinha Flamengo, Santo André e Noroeste.

No primeiro mata-mata, derrota para o Atlético-MG acabou com o sonho do azulão. Curiosamente, naquele ano, o Aquidauanense foi rebaixado no Estadual com o técnico Mauro Marino e vários jogadores que participaram da competição.

Em 2020 antes da pandemia, o União se classificou num grupo que tinha Chapecoense, São Raimundo-RR e União Suzano. No primeiro mata-mata, derrota para o Grêmio por 1 a 0.

O União é o responsável pelas últimas vitórias do estado na competição. São quatro vitórias em 25 jogos, todas do tricolor da capital. São quinze derrotas e seis empates com 19 gols marcados e 57 gols sofridos.

Em 2025, dois estreantes. O campeão do Sub-20 Operário AC está no grupo 12 com América-RN, Comercial Tietê e Juventude. A estreia do tigre é nesta sexta às 17h15(MS) contra o América-RN.

Já o vice-campeão Dourados, está no grupo 28 com Aster, Falcon-SE e Vila Nova. O Dourados AC joga neste sábado(04) contra o Aster ao meio-dia(MS). Os dois jogos terão transmissão no site da Rádio FNC com imagens da TV FPF.

Thiago Lopes de Farias / Rádio e site Futebol na Canela

Veja também

Competições de veteranos 40tinha e 50tinha são as primeiras a terem programação em 2025 em Dourados

Neste último dia de 2024 o futebol amador douradense já tem definidos as primeiras competições …