sexta-feira, 26 de abril 2024
A loja do C-TED Brasil oferece de tudo que é necessário para a prática segura do tiro esportivo e defensivo. Foto: Assessoria

A importância dos equipamentos de proteção individual no tiro esportivo

Postado em 3 de novembro de 2020, por Cléber Soares.

Se você vai praticar tiro esportivo, antes de qualquer elemento, concreto ou legislativo, você precisa saber que há outras normas de segurança além daquelas básicas que você já conhece. Não conhece nem as básicas? Pois bem, aqui estão elas:

[1] Sempre aponte a arma, carregada ou não, para um local seguro. Lembre-se: mesmo armas descarregadas devem ser tratadas como se estivessem prontas para o disparo. Por que? Porque disparos acidentais acontecem, por mais cuidadoso que você seja. Eles são inevitáveis, e, quando acontecem a arma deve estar apontada para um local seguro. Essa é a sua maior responsabilidade no manejo de armas que disparam projéteis, sejam armas de fogo ou não;

2] Antes de proceder a qualquer manobra na arma, que não tenha o objetivo de dispará-la, verifique se ela está desmuniciada. Faça isso várias vezes, como se você tivesse problemas de memória. Em revólveres, verifique as câmaras, pela abertura do tambor. Nas demais armas, faça contato visual com o local onde se aloja a munição a ser disparada, e, se necessário, ponha lá um de seus dedos, para sentir se está realmente vazio. Nunca deixe de observar a regra número [1];

[3] Guarde a sua arma em local seguro, fora do alcance de leigos, curiosos e incapazes. Nunca deixe de observar as regras [1] e [2].

Todas as outras regras de segurança derivam dessas três regras básicas. Quanto mais criativo você for, mais regras você pode implementar. Cuidado para as regras não ficarem numerosas e complexas demais, a ponto de o manejo das armas tornar-se inseguro ou contraproducente.

No momento de efetuar disparos, seja em treinamento, competição, ou mesmo na prática informal do tiro recreativo, surge um novo conjunto de regras a serem seguidas. Elas não dispensam as básicas, pelo contrário: devem ser observadas em complementação. Normalmente essas regras ficam fixadas nas paredes dos clubes e dos stands de tiro que você frequenta ou frequentará. Quase sempre são reproduzidas as duas primeiras, arroladas mais acima, seguidas de outras, próprias do clube em questão. A quantidade e o tipo variam muito, quase sempre em função da arrumação e da distribuição do espaço onde se pratica o esporte.

Independentemente de qualquer peculiaridade do clube ou stand, sempre surgirá a seguinte regra para se praticar o esporte de forma segura:

[1] É obrigatório o uso Equipamentos de Proteção Individual, ou E.P.I.

Mas afinal, quais são os E.P.I. utilizados no Tiro Esportivo e por que usá-los?

Existem dois E.P.I básicos e indispensáveis, que, por isso mesmo, devem sempre ir ao clube junto com o atirador. Sua utilização jamais deve ser negligenciada:

[A] Óculos, para proteção dos olhos;

[B] Protetores auriculares.

Dependendo de como seja o espaço do seu clube ou stand, você deve utilizar outros E.P.I., como: bonés com proteção de nuca, para bloquear o sol, quando o esporte for praticado em locais abertos; protetores solares (os mesmos utilizados quando você toma sol na praia ou piscina); botas especiais, para evitar torções ou acidentes que possam envolver seus pés; quaisquer outros equipamentos que se façam necessários, dependendo das condições do seu treinamento ou competição.

Fonte: Site Aço Temperado (www.acotemperado.com)

C-TED Brasil

Em Dourados o C-TED Brasil é a melhor opção para se praticar o tiro esportivo, além de profissionais capacitados, oferece ampla e complexa estrutura com o maior stande indoor do Brasil, com 2 stands com 5 raias cada e com 30 metros de profundidade. O stand possui ambiente climatizado, bem iluminado e com transportadores de alvos automáticos, facilitando assim a prática de tiro. 

O C-TED Brasil possui uma ampla loja onde é oferecido todos os equipamentos de segurança necessários para a prática do tiro esportivo e defensivo. Oferece também munições de vários calibres, assim como ampla linha de armamentos.

Os interessados em conhecer melhor o esporte podem estar fazendo uma visita ao C-TED Brasil que fica à rua Mato Grosso, 1595, quase de sobre esquina com a Joaquim Teixeira Alves. O telefone de contato é o (67) 3423-7042.

Imagem da frente do C-TED Brasil. Foto: Assessoria

Veja também

Noite de goleadas definem os dois grande finalistas da 1ª Copa 50Tião/Leve Max de Futebol Suíço

Foram definidos na noite desta quarta-feira, 24, nas dependências da Arena DMG, as duas equipes …