quinta-feira, 25 de abril 2024

Paratletas douradenses conquistam 11 medalhas e recordes na 1ª etapa nacional do Circuito Caixa

Postado em 5 de junho de 2018, por Cléber Soares.

Em São Paulo foi realizado de sexta-feira a domingo último a 1ª etapa nacional do Circuito Caixa de atletismo paralimpico e a Associação Esportiva Dourados Paralimpico sob o comando do profissional em educação física Antônio Pietramale, o “Toninho Pietramale” marcou presença no evento que contou com a participação de 280 paratletas de 22 estados brasileiros.

De acordo com informações de “Toninho Pietramale”, as competições foram realizadas no Centro Paralimpico da capital paulista e contou com paratletas nacionais que obtiveram os índices nas etapas regionais bem como de outros países e os douradenses conquistaram dois recordes brasileiros, sendo eles: Joane Pedroso na classe T-37 nos 800 metros com o tempo de 3’27” e nos 1500 com o tempo de 7’08”.

Vale ressaltar que até então a paratleta douradense que chegou há quatro meses no projeto participava apenas de corridas de rua e com a orientação adequada e muita dedicação ela vem surpreendendo com suas conquistas nas últimas competições nacionais.

Ainda no Circuito Caixa em São Paulo os paratletas Paulo Henrique, classe T-13 participou no salto em distância com 6.16 metros e no triplo com 12.76 metros.

Paulo Henrique até então participava apenas na modalidade de salto em altura, inclusive participou no mundial em Londres, Inglaterra, no ano passado.

DUPLA ESTREIA

Como a prova de salto triplo não está no programa da Paralimpiada Mundial que será realizado em 2020 em Tokyo, no Japão, ele migrou para outras modalidades e já bateu seu recorde pessoal. “Vamos trabalhar duro para que ele possa melhorar etapas marcas para que ele possa obter os índices para poder participar da Paralimpiada Mundial no Japão” disse “Toninho Pietramale” à reportagem.

Ainda em São Paulo o paratleta Jonatan Ferreira, classe T-38 também bateu seu recorde pessoal nos 200 metros com o tempo de 24”77, enquanto a paratleta Rosenilda Aoyama da classe F-42, o seu com a marca de 7.13 metros em altura”.

Outra novidade na delegação do projeto Associação Esportiva Dourados Paralimpico no Circuito Caixa foi às estreias dos paratletas Renan Olazar e Carlos Rafael Zago na modalidade de petras.

Eles tinham de fazer a classificação nacional para estarem aptos a participarem de outras competições de altos níveis.

No total os paratletas douradenses conquistaram onze medalhas, sendo seis  de ouro, uma de prata e quatro de bronzes.

A Associação Esportiva Dourados Paralimpico foi à entidade que mais classificou paratletas do Mato Grosso do Sul para esta competição que foi realizada na capital paulista. “Os bons resultados obtidos por eles nas competições nacionais se deve graças ao trabalho que é executado com muito amor e carinho, dedicação e principalmente competência de nossa equipe de professores” diz “Toninho Pietramale” à reportagem citando os nomes dos profissionais que atuam no projeto, sendo eles Everson Pereira e os acadêmicos Francielly Rodrigues, Fernandes Rodrigues e Halan Camargo.

Todos os paratletas treinam no projeto que fica situado no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” e é mantido pela Prefeitura Municipal por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) em conjunto com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e apoio do governo do Estado por meio da FUNDESPORTE (Fundação de Desportos e Lazer de Mato Grosso do Sul) que forneceu o transporte em ônibus fretado para a delegação participar da 1ª etapa nacional do Circuito Caixa de atletismo paralimpico.

Veja também

Equilíbrio e muitos gols são os detaques dos jogos de terça e quarta-feira da Liga Futsal Dourados

Em jogos realizados na terça-feira, 23, no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão, e nesta quarta-feira, …