quarta-feira, 24 de abril 2024

Dourados coopera com Associação Nipo-brasileiro para realização de Torneio Internacional de Gateball

Postado em 5 de abril de 2018, por Cléber Soares.

Uma comitiva da colônia nipônica em Dourados visitou a prefeita Délia Razuk na manhã desta quarta-feira para fazer o anúncio da realização do 5º Torneio Internacional de Gateball no município, em dois dias do mês de julho e solicitar parceria da Prefeitura de Dourados para a realização de algumas adequações. O evento deve reunir pelo menos 150 equipes do esporte na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião ocorrida na sala de reuniões do gabinete, a prefeita Délia se colocou à disposição para contribuir no que for possível à administração. Segundo a prefeita, o turismo esportivo deve ser encarado como uma ferramenta importante de integração e de aprendizado para a comunidade local. “Temos que ser parceiros e mostrar Dourados da melhor forma possível, além de contribuir com a comunidade nipônica que tanto faz por nossa cidade. Receber um torneio internacional é, realmente, muito importante”, disse.

A prefeita pediu que fossem encaminhadas as solicitações e disse que, junto das respectivas secretarias, serão tomadas as medidas solicitadas pela associação.

Nélio Shiguaru Kurimoto, presidente da Associação Nipo-brasileira, destacou o cunho de integração que o torneio representa também para os mentores do esporte. “Além de receber equipes de outros países, representa a união de todas as pessoas ligadas ao esporte aqui no MS. Todo o Estado está empenhado”, disse.

O presidente ressaltou que Dourados está bem servido de hotelaria e alimentação, e alguns reparos no campo, por exemplo, e em outras estruturas nas quais a Prefeitura pode intervir, seriam as principais demandas.

Participaram da reunião os vereadores Junior Rodrigues, Cirilo Ramão, Braz Melo, Sérgio Nogueira e Idenor Machado, que também destacaram a parceria da Casa de Leis.

O Torneio Internacional de Gateball é realizado desde 2013, fruto de cooperação entre as federações do Brasil e Japão no esporte. Na primeira edição, Japão, China, Brasil, Uruguai, Paraguai e outros fizeram a demonstração de que o esporte tem representatividade e, por consequência, tornou-se uma competição de alto nível e consolidada.

No ano passado, a União Mundial de Gateball decidiu por fazer o torneio no Brasil e fez o convite a todos os países que mantém equipes na prática da modalidade. Nas quatro edições até aqui, a média de equipes participantes foi de 120 times. “Esperamos de 500 a 750 jogadores que, junto com familiares, representam uma visitação de mais de mil pessoas contando a média de times que deve estar na cidade”, disse Nelio.

Veja também

Marília e Amigos do Arthur empatam na abertura oficial da 2ª edição da Liga Estadual de Futebol Suíço

Começou de forma oficial neste último domingo, 21, nas dependências do CT da Camapi Motores, …