O sorteio da Taça dos Povos Indígenas será realiza nesta quinta-feira (26) no auditório da CBF, às 11h30. A entidade é uma das apoiadoras do primeiro campeonato de futebol entre indígenas realizado no Brasil, com a participação de 2.400 atletas de 48 etnias de todas as regiões do país.
Além do presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues, o evento contará com a presença de diversas etnias e autoridades que estão envolvidas na iniciativa.
A competição começa em 26 de novembro. Todos os jogos serão disputados na Aldeia Multiétnica, localizada em uma área de preservação próxima a Alto Paraíso de Goiás (GO), no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
O objetivo do projeto é valorizar a cultura e as tradições dos povos originários, oferecer oportunidades de inclusão social e fazer do futebol uma plataforma de desenvolvimento e aprendizado.
“A CBF trabalha sempre para fazer do futebol um ambiente mais inclusivo e uma sociedade mais coesa e acolhedora. A Taça dos Povos Indígenas faz parte do compromisso que assumi com o Papa Francisco há dois anos ao assinar a Declaração do Esporte para Todos no Vaticano. Vamos fazer a melhor competição da história”, disse o presidente da CBF, que tem também ascendência indígena.
O torneio será dividido em quatro etapas. A primeira, entre os dias 26 e 30 de novembro, contará com povos do Centro-Oeste. Já as outras três etapas, realizadas entre fevereiro e junho de 2025, reunirá etnias das regiões Nordeste, Sul/Sudeste e Norte, respectivamente. Todas elas terão fase de grupos, classificatórias e finais.
Cada etnia estará representada por um time feminino e um masculino. Ou seja, serão 12 equipes formadas por homens e 12 formadas por mulheres em cada etapa. A participação é gratuita, e a organização ficará responsável por todos os gastos com transporte, alimentação, hospedagem e artigos esportivos, incluindo uniforme completo e chuteira. Os campos terão o formato padrão das competições organizadas pela CBF.
Esporte MS / Assessoria