A terceira edição da Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo, dia 7 de julho, com largada e chegada na Cidade da Maratona, nos altos da Afonso Pena. A largada será às 6h, com início da concentração às 5h. Os percursos serão de 7 km, 21 km (meia maratona) e 42 km (maratona), para abranger todos os níveis de corredores. Há também a prova kids, para crianças de 3 a 13 anos, que será realizada no sábado (6). A meta de 3 mil inscritos foi atingida em tempo recorde, e a expectativa é de mais de 7 mil pessoas circulando pelo evento.
“O intuito da Maratona é colocar Campo Grande e o Mato Grosso do Sul no palco das grandes provas de corrida de rua do Brasil. A gente sabe da movimentação econômica que uma prova como essa gera, atraindo atletas de todo o País. A Maratona de Campo Grande é mais do que um evento esportivo, é uma experiência para toda a família. Por isso está todo mundo convidado a participar, a torcer, a assistir”, comenta Kassilene Cardadeiro, responsável pela organização.
O percurso da maratona está homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com permit bronze e será aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). A premiação em dinheiro, destinada aos vencedores da prova principal, a maratona, será de R$ 20 mil distribuídos aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina. E uma das novidades desta edição é que, se houver quebra de recordes da prova, haverá uma bonificação de 50%. Os tempos a serem batidos nos 42 km são de 02:39:46 na categoria masculina e de 03:34:27 na categoria feminina. Os primeiros colocados dos demais percursos e das categorias por idade receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalhas.
A prova contará com 400 staffs mobilizados no domingo, mais o apoio dos órgãos de segurança, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran-MS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Militar. O número de banheiros aumentou, com o dobro de unidades disponíveis na Cidade da Maratona e oito pontos no percurso. Serão mais de 15 pontos de hidratação de água, em parceria com a Águas Guariroba, quatro pontos de hidratação com isotônico e quatro pontos com carbogel. Para quem for fazer o percurso de 42 km, haverá também ponto de distribuição de Coca-Cola, em parceria com a Panificadora Dico. A Qualisalva ficará responsável pelo atendimento médico, com uma equipe de 22 profissionais. Serão seis motos com socorristas e duas motolâncias com enfermeiros, além de seis brigadistas, três unidades básicas e uma unidade avançada.
O percurso vai passar por pontos estratégicos da capital de Mato Grosso do Sul, como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes. O objetivo é apresentar a cidade e aliar a prática esportiva com o turismo, pois uma prova como essa atrai corredores do Brasil todo. A presença de nomes experientes, como o consultor financeiro Nilson Lima, 71 anos, de Uberlândia (MG), com 361 maratonas no currículo pelo mundo todo, evidencia a credibilidade da Maratona de Campo Grande. Ele participará pela terceira vez.
Já Denise Amaral, 61 anos, vem do Rio de Janeiro para sua primeira participação. Ela correu mais de 150 maratonas e tem três mandalas, que representam as seis principais maratonas do mundo. “Ouvi depoimentos bacanas de quem correu a edição anterior. A corrida é sempre um grande motivador para visitarmos outros lugares, e é uma oportunidade para reencontrar amigos corredores de outras cidades. Na corrida estarão juntos os rápidos e os mais lentos, aqueles que estão iniciando agora e os que já tem uma longa história na corrida”, afirma Denise.
Fonte: Esporte MS