sexta-feira, 3 de maio 2024
Foto: Cleber Soares / Dourados Esportivo

As vésperas de mais uma final na LEDA, Inter Flórida celebra 30 anos de fundação

Postado em 10 de setembro de 2022, por Cléber Soares.

Do sonho de Jorge à equipe mais vitoriosa de todos os tempos do futebol amador douradense, quiçá do futebol amador sul-mato-grossense. Assim podemos resumir em pouquíssimas letras a história de 30 anos celebrada neste mês de Setembro do Inter Flórida Futebol Clube.

Fundado pelo desportista Jorge Roberto em 1992, o Inter Flórida F.C nasce com a intenção de representar um dos bairros mais populosos de Dourados, o “Grande Flórida”, nas competições amadoras da época, que tinha como destaques, além do Amadorzão da LEDA, a excelente Copa Kaiser de Futebol.

A formação básica da então caçula do futebol amador douradense tinha os seguintes nomes: Mantena, Chinês, Edson “Bicheira”, Nego, Zinho, Nelson, Neis, Vaguinho, Jorge, Nenê e Nildo. Roberto “Rapadura” era o técnico.

1995 é o ano que marca as primeiras conquistas de expressão com o título da segunda divisão da Copa Kaiser, e no mesmo ano o vice campeonato da primeira divisão do mesma Copa Kaiser.  Outro título importante foi a Copa Valdenir Machado, importante competição da época que contava com mais 100 equipes de toda região. O nome Inter Flórida já era uma realidade no futebol douradense.

No final da década de 90 vieram os primeiros títulos do Amadorzão da  LEDA com o bi campeonato de 1998/99, e marca também o fim da primeira geração. No início dos anos 2000 uma nova geração é incorporada à equipe, e mais conquistas foram enchendo a sala de troféus com mais três títulos do amadorzão, 2004/05 e 2007, e tantas outras competições. Mas é a partir de 2011 que o Inter Flórida começa a estabelecer de vez um papel protagonista no futebol amador douradense com mais 7 títulos do amadorzão: 2011, 2014/15/16/17, 2019/21, totalizando 12 títulos da LEDA. O tetra campeonato da LEDA de 14 a 17 é um feito que apenas mais três equipes conseguiram em Dourados : Ubiratan E.C e  Operário A.C, ambas na era amadora do futebol do então ainda MT nos anos 60 e 70, e o Saudade F.C no início dos anos 80.

Entre tantos nomes que foram importantes na construção histórica do Inter Flórida, um merece destaque, sem é claro desmerecer qualquer outro em qualquer época, mas o nome Jânio Miguel se confunde com a próprio história do clube sendo quase impossível falar de um sem citar o outro. Essa personagem entra na história do clube no início dos anos 2000, e com ele a frente da comissão técnica, sempre com muita disciplina e comprometimento, o clube se tornou o maior campeão do futebol amador douradense, e como já dito, talvez de todo o estado.

Nos últimos 10 anos o Inter Flórida conquistou cerca de 90% das competições que disputou, tendo neste mesmo período menos derrotas que o número de anos contados. E não somente na categoria “aberto” por assim definir, a equipe é protagonista também na categoria “veteranos”, com conquistas incríveis como um octa campeonato do veteranos da LEDA :2006/07/08/09/10/11/12/13, e um hexa da Copa dos Comerciários de Veteranos: 2015/16/17/18/19/21, entre tantas outras competições de toda a região.

Equipe do Inter Flórida F.C que decide neste domingo, 11, mais um título do Amadorzão da LEDA: Foto: Cleber Soares/Dourados Esportivo

Neste domingo, 11 de Setembro, o Inter Flórida mais uma vez entrará no lendário Napoleão Francisco de Souza, que muitos chamam de estádio, mas que sua grande torcida chama de casa, para decidir mais um título do Amadorzão da LEDA, e independentemente do resultado, uma coisa é certa, a festa da grande massa vermelha será feita. Que seja eterno o “vermelhinho” de Dourados…..

Foto: Cleber Soares / Dourados Esportivo

Veja também

CBFS divulga sequência de jogos do CREC/Juventude no Brasileirão de Futsal

Os jogos do CREC/Juventude na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futsal tem datas e …