sexta-feira, 19 de abril 2024
Competição começa em Foz do Iguaçu e terá paradas em Campo Grande e Costa Rica. Foto: Divulgação/Rally dos Sertões

Rally dos Sertões confirma traçado com etapas no Mato Grosso do Sul

Postado em 28 de abril de 2022, por Cléber Soares.

O Rally dos Sertões, considerado o maior do mundo, vai passar pelo Mato Grosso do Sul pela terceira vez. A organização confirmou o traçado da edição 2022 que comemora o bicentenário da Independência do Brasil e, por isso, vai passar por todas as regiões do país, saindo de Foz do Iguaçu-PR e com chegada no litoral do Pará. No caminho, passagem por Campo Grande e Costa Rica. 

Esse ano o Rally dos Sertões comemora 30 anos e para cumprir o traçado que marca a data, a prova que tradicionalmente tem oito dias, desta vez a maior competição contra o relógio do mundo está prevista para ser cumprida em 16. Serão 7.216 km com passagem por oito estados nas cinco regiões – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA -, com parada em 14 cidades (veja traçado abaixo)

Em Mato Grosso do Sul acontecem a terceira e quarta etapas. As equipes chegam em Campo Grande no dia 29 de agosto e no dia 30 seguem para Costa Rica e então seguem para o Estado vizinho no dia 31. “Estamos felizes em apoiar os Sertões pela terceira vez e esperamos, claro, uma grande visibilidade para o Mato Grosso do Sul e para os nossos destinos. Esperamos atrair fluxo turístico direto e indireto com essa prova, pois são milhares de pessoas entre competidores, equipes de apoio e da competição. Tenho certeza de que os municípios que vão receber os Sertões vão aproveitar bastante, estarão preparados e vamos dar todas as condições possíveis para que isso aconteça”, disse Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS.

Mais que Competição

O Rally dos Sertões é marcado pela disputa entre os competidores, suas máquinas e belas imagens, mas é muito mais que isso. A competição leva medicina de qualidade para a população carente das cidades por onde passa, através da startup social SAS Brasil, projeto social importante e premiado. Movimenta a economia das pequenas cidades, pois a caravana do Sertões conta com cerca de duas mil pessoas que ativam a hotelaria, restaurantes, postos de combustível e comércio.

Promove a culinária e os temperos das regiões, através da realização do concurso Sabores do Sertões, engajando e motivando restaurantes a participarem. Ainda oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae, e engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Redação e Arte (Sertões Cultural).

“O Sertões tem como objetivo revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem, através do esporte e de experiências em lugares fascinantes. É sinônimo de aventura e orbita nos sonhos de muitas pessoas. Trabalhamos muito para chegar até aqui e é motivo de muito orgulho poder anunciar esse super roteiro, o maior do mundo! Vamos fazer um tributo ao nosso país”, completa Joaquim Monteiro, CEO do Sertões.

Capital News / Rogério Vidmantas

Veja também

Após conquistar VX1 da Copa Conesul, Manuel Tavares defende título Estadual em Nova Andradina

Após intensas 10 etapas com um total de 20 baterias disputadas, a regularidade do douradense Manuel …