quinta-feira, 9 de dezembro 2021

Delegação de MS já está no Rio para competir nos Jogos Escolares Brasileiros

Postado em 27 de outubro de 2021, por Cléber Soares.

Delegação de Mato Grosso do Sul já está no Rio de Janeiro (RJ), onde serão realizados os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021. O primeiro grupo de estudantes-atletas, técnicos e dirigentes/oficiais, composto por 94 pessoas, embarcou nesta quarta-feira (27). A equipe sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

A competição, com organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto à Secretaria Especial do Esporte, órgão do Ministério da Cidadania, terá o Parque Olímpico da Barra como casa, local criado para abrigar os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

As disputas acontecerão de 29 de outubro a 5 de novembro. No total, serão 17 modalidades, das quais cinco são coletivas e 12 individuais: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Segundo a CBDE, o evento reunirá mais de sete mil estudantes-atletas, na faixa etária de 12 a 14 an0s, das 27 unidades federativas

“Mato Grosso do Sul mais uma vez vai forte para a disputa do nacional, agora com um sentimento especial de retorno, após a pandemia. Acreditamos no potencial dos nossos atletas, que com certeza vão trazer muitas medalhas para o nosso estado”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O técnico de ciclismo Lucas Meira já quer colocar sua garotada nas pistas. “A equipe vai forte, tanto no masculino quanto no feminino, o pessoal está bem preparado. Ficamos dois anos praticamente parados, até os treinos foram interrompidos um pouco, mas voltamos com tudo. É mais uma experiência como técnico e também para os atletas, que aguardaram muito por esse momento”.

O fato de os JEB’s terem como cidade-sede o Rio, segunda maior metrópole do país, dá “frio na barriga” de Adriana Urtado. A atleta de 14 anos vai dar o seu melhor no atletismo e quer trazer medalhas para o estado. A ponta-poranense de 14 anos irá às pistas para competir os 800 e 2.000 metros rasos.

Esta é a primeira vez que Adriana viaja para a etapa nacional dos Escolares. “É uma grande conquista. O sonho de todo mundo é ir para o Rio de Janeiro competir um campeonato nacional. Ter essa oportunidade de ir é maravilhoso, temos de aproveitar cada momento, porque batalhamos para estar aqui. Estou com o coração estourando de felicidade e com friozinho na barriga”.

Serão utilizadas nos JEB’s as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, o Velódromo, o Centro Olímpico de Tênis, o Complexo Aquático Maria Lenk e instalações temporárias erguidas nas áreas comuns do parque, para quinze das 17 modalidades. Além disso, haverá disputas de skate, escalada, dança, curling e polo aquático como modalidades demonstrativas.

A segunda leva da delegação de Mato Grosso do Sul, constituída por 164 pessoas, embarca nesta quinta-feira (28). No total, a equipe do estado terá nos JEB’s 258 pessoas.

Fundesporte / Lucas Castro

Foto: Lucas Castro

Veja também

Marília E.C e Inter Flórida F.C decidem no domingo o título do 17º Amadorzão da LEDA

O último capitulo da 17ª edição do Campeonato de Futebol da Liga Esportiva Douradense de …