sexta-feira, 19 de abril 2024

Juventude vence a primeira e Passo Fundo aplica a maior goleada: tudo sobre a 2ª rodada da Taça Brasil de Futsal

Postado em 27 de julho de 2021, por Cléber Soares.

Foi no sufoco, mas o Juventude AG conquistou, nesta segunda-feira (26), a primeira vitória na 48ª Taça Brasil de Futsal – Divisão Especial, em Dourados (MS), batendo o Abílio Nery (AM) por 3 a 1. Com os primeiros três pontos, a equipe douradense reabilita-se no grupo B e vai brigar pela classificação à semifinal. A competição da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, via Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Com emoção – O primeiro tempo foi todo do AG no ginásio da Unigran. O time sul-mato-grossense postou-se bem em quadra e não correu grandes riscos, apostando muito nos arremates de longa distância. Os dois primeiros gols saíram desta forma. Chico arriscou da intermediária e acertou o ângulo: 1 a 0. O segundo foi marcado por Matheus Ribeiro, desviando, debaixo da baliza, chute potente do goleiro Bigode.

A ida para o intervalo poderia ter sido mais tranquila, já que os comandados de Lucas Chioro desperdiçaram inúmeras chances frente à meta. O representante do Amazonas voltou melhor da parada e diminuiu com Diego Monteiro, colocando “fogo” na partida. A partir daí, o Abílio Nery criou diversas oportunidades para igualar. Já no fim, na base do “tudo ou nada”, o goleiro-linha entrou em quadra. A estratégia manauara, no entanto, foi por água abaixo. Faltando dois minutos, a bola sobrou no pés de Rikelme que, com o gol adversário aberto, chutou de longe para marcar e fechar o confronto em 3 a 1.

Este foi o terceiro triunfo do Juventude em casa em uma semana, sendo duas partidas da Liga Nacional de Futsal (LNF) e esta da Taça Brasil. “Nossos jogos têm sempre garantia de emoção ao público”, brincou o técnico Lucas Chioro. “Os jogadores estão exaustos, a maratona está pesando muito. Estamos tentando recuperar os atletas, movimentar o elenco, mas a entrega e determinação não estão faltando”, continuou.

Com o calendário de jogos apertado, a solução tem sido apostar nos jovens do sub-20. “A garotada está conseguindo aproveitar, estão vindo muito bem. Claro que falta ritmo de jogo e experiência, mas vão adquirir com trabalho. Alguns deles são o futuro do Juventude e de Dourados, cidade que nos abraçou. Acredito que estamos representando bem o estado e os douradenses”, finalizou o comandante.

Estreia avassaladora – O destaque da segunda rodada da Taça foi Passo Fundo Futsal (RS), que fez sua estreia e, de quebra, aplicou a maior goleada até então: 9 a 0 sobre o outro representante de Mato Grosso do Sul, a Apaefs/Buybet Futsal. No primeiro tempo, os três gols assinalados pelo atual campeão gaúcho saíram após erros do adversário. Ribeirão, duas vezes, e Matheus Gaúcho foram às redes.

Os outros seis tentos vieram na etapa complementar, principalmente porque o time sul-mato-grossense caiu de rendimento por conta do significativo desgaste físico e sofreu muitos contra-ataques em meio às tentativas de se lançar ao ataque para diminuir o marcador. O Passo Fundo, de fato, não tirou o pé do acelerador em nenhum momento e não deu brechas para qualquer reação. Bruninho e Murilo (2x), Ian e Matheus Gaúcho, de novo, fecharam a conta.

“Nosso time começou bem, até o 3 a 0 estávamos bem, porque foram três falhas individuais. Tivemos chances, não fizemos e fomos punidos. Fomos inferiores fisicamente e isso pesou”, revelou o experiente fixo Kasão, um dos principais nomes da Apaefs/Buybet e colecionador de títulos no futsal do estado.

Ferrolho mineiro – Defendendo o título, o Minas Tênis (MG) aparentemente veio a Dourados determinado a não tomar gols. Para isso, encurralou a Portuguesa (RJ) no campo defensivo desde o apito inicial, impôs marcação pressão e ritmo intenso, com jogadas envolventes e troca constante do quarteto em quadra. Diante deste cenário, o primeiro gol não demorou a sair. No minuto inicial, Maia arriscou do meio da rua e estufou a rede, no centro da baliza: 1 a 0.

A tetracampeã carioca até conseguiu desvencilhar-se do volume minastenista, sair para o jogo na metade do primeiro tempo e trabalhar algumas finalizações, mas sem perigo à meta do goleiro Anderson. Na etapa complementar, nada mudou. O time mineiro continuou sufocando a Lusa.

A situação ficou mais confortável após o gol de Gustavo que, sem marcação, foi avançando e arrematou firme, de fora da área, para ampliar. Pouco depois, Lion encontrou Ferro entrando sozinho na área. O camisa 8 do Minas só teve o trabalho de chapar firme para o fundo da rede: 3 a 0, resultado final.

Emplacou mais uma – Um dos favoritos ao título, o líder geral da LNF 2021 Cascavel (PR) segue firme rumo à classificação à semifinal da Taça Brasil. Nesta segunda-feira (26), a agremiação paranaense bateu o Unidos do Cruzeiro (ARUC/DF) por 6 a 2, mesmo placar aplicado na estreia diante do Juventude AG (MS).

Na primeira etapa, a Serpente até teve mais posse de bola, imprimiu seu forte ritmo de jogo, mas finalizou pouco e, por isso, o gol demorou a sair. Quando tirou o zero do placar, deslanchou. Os quatro primeiros gols foram anotados com intervalo de dois minutos, por Alef, Jorginho e Batista (2x).

Logo na volta do descanso, Roni fez bonita jogada pelo lado esquerdo, passou por dois marcadores e tocou de bico para vencer o goleiro Renê: 5 a 0. Em jogada de contra-ataque, a ARUC diminuiu com Edson, que fuzilou o gol adversário.

E o Cascavel queria mais: o técnico Cassiano Klein colocou goleiro-linha para fazer saldo de gol, critério importante de classificação e também para treinar seus atletas com este artifício, já pensando no próximos compromissos. Dieguinho, na função do linha-gol, aproveitou rebote dentro da área para guardar o sexto gol. O Unidos do Cruzeiro ainda fez mais um, com Felipe Nathan.

Tanto o Juventude AG quanto a Apaefs Buybet (MS) folgam nesta terça-feira (27). Confira os confrontos da terceira rodada da fase classificatória:

13h: Portuguesa (RJ) x Passo Fundo (RS) – Grupo A
15h: Cascavel Futsal (PR) x Joinville (SC) – Grupo B
17h: Magnus Futsal (SP) x Minas Tênis Clube (MG) – Grupo A
19h: Unidos do Cruzeiro (DF) x Abílio Nery (AM) – Grupo B

Veja a classificação de momento dos grupos:

Grupo A

Classificação P J V E D GP GC SG  AVE
1 – Minas Tênis (MG) 6 2 2 0 0 9 0 9
2 – Passo Fundo (RS) 3 1 1 0 0 9 0 9
3 – Magnus (SP) 3 1 1 0 0 7 2 5 3.5
4 – Portuguesa (RJ) 0 2 0 0 2 2 10 -8 0.2
5 – Apaefs/Buybet (MS) 0 2 0 0 2 0 15 -15 0

 

Grupo B

Classificação P J V E D GP GC SG AVE
1 – Cascavel (PR) 6 2 2 0 0 12 4 8 0.5
2 – Joinville (SC) 3 1 1 0 0 7 2 5 3.5
3 – Juventude AG (MS) 3 2 1 0 1 5 7 -2 0.71
4 – Abílio Nery (AM) 0 1 0 0 1 1 3 -2 0.33
5 – ARUC (DF) 0 2 0 0 2 4 13 -9 0.30

 

Todas as partidas têm transmissão ao vivo pela CBFS TV (clique aqui para acessar), por meio da plataforma streaming da TV NSports. A Taça Brasil de Clubes – Divisão Especial em Dourados é organizada pela CBFS, em parceria com a Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul (FFSMS). Um dos principais apoiadores é o Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte.

Fundesporte /Lucas Castro

Foto: Mônia Cris/CBFS

Veja também

Jogos deste domingo define os finalistas da 2ª Copa Leve Max/Race de Futebol Suíço Sub 40

O penúltimo capítulo da 2ª Copa Leve Max/Race de Futebol Suíço Sub 40 será “escrito” …