sexta-feira, 29 de março 2024

Taça Brasil: Dourados será a casa do futsal brasileiro por uma semana

Postado em 22 de julho de 2021, por Cléber Soares.

A cidade de Dourados (MS) será a casa do futsal brasileiro por uma semana, por sediar a 48ª edição da Taça Brasil de Clubes de Futsal masculino adulto – Divisão Especial de 25 a 31 de julho. A competição, reunindo as equipes mais badaladas do esporte da bola pesada, terá como um dos principais apoiadores o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Dos 10 participantes, cinco disputam a atual edição da Liga Nacional de Futsal (LNF): Juventude AG, de Dourados (MS); Minas Tênis Clube (MG), Joinville Esporte Clube (SC), Associação Desportiva e Cultural de Cascavel (Adecca – Cascavel Futsal/PR) e o atual campeão da LNF, a Associação Desportiva Brasil Futuro (Magnus Futsal/SP).

Mato Grosso do Sul ainda terá outro representante na elite da Taça Brasil. O Buybet Futsal, equipe formada na capital, participa do torneio nacional por meio de parceria firmada com a Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (​Apaefs), de Dourados (MS), atual campeã estadual.

A competição vale vaga para a Supercopa do Brasil, torneio que reúne também os campeões da LNF e da Copa do Brasil, além de assegurar ao campeão lugar na Libertadores. “Com esse grande evento que é a Taça Brasil, reunindo jogadores de alto nível e equipes de ponta, as atenções de todos os amantes do futsal estarão voltadas para Mato Grosso do Sul”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Composição dos grupos

O grupo A é composto por Minas Tênis Clube (MG), Apaefs/Buybet (MS), Magnus Futsal (SP), Passo Fundo Futsal (RS) e Portuguesa (RJ). Já o B tem Juventude AG (MS), Cascavel Futsal (PR), Joinville (SC), Abílio Nery (AM) e Unidos do Cruzeiro (DF). A Apaefs/Buybet Futsal vai jogar primeiro. A estreia será diante do Minas (MG), no dia 25 de julho (domingo), às 17 horas (horário de MS). Na sequência, o Juventude AG encara a Adecca/Cascavel (PR).

As partidas terão transmissão ao vivo pela CBFS TV (clique aqui para acessar), pela plataforma streaming da TV NSports. Os torcedores também poderão acompanhar as partidas gratuitamente em transmissões ao vivo pelo canal oficial do Juventude AG no YouTube.

Confira a tabela completa de jogos neste link.

Formato de disputa

Na Taça Brasil, os times enfrentam-se em jogo único dentro dos grupos e os dois primeiros colocados de cada avançam para as semifinais, com o primeiro do grupo A enfrentando o segundo do grupo B e o primeiro do grupo B encarando o segundo do grupo A.

A edição 2020 da Divisão Especial da Taça foi disputada em fevereiro deste ano em Tubarão (SC), devido a consecutivos adiamentos por conta da pandemia da Covid-19. O título ficou com o Minas Tênis Clube (MG), que venceu o Foz Cataratas (PR) na final. O Juventude AG foi um dos semifinalistas, sendo eliminado pela equipe paranaense.

Em razão da pandemia, todos os jogadores, membros da comissão técnica, arbitragem e demais envolvidos na competição serão submetidos a testes para Covid-19. O evento em Dourados não será aberto ao público e medidas sanitárias serão seguidas à risca pela organização. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte, é um dos principais apoiadores da Taça Brasil – Divisão Especial 2021.

Fundesporte / Lucas Castro

Foto: Leonardo Hübbe

Veja também

Equipe do Dourados A.C conquista pódios em competição de Tênis de Mesa

Neste ultimo final de semana,23 e 24 de março, no ginásio Moreninho em Campo Grande, …