quarta-feira, 24 de abril 2024

Jiu-jitsu de MS traz dois ouros e uma prata do Rio International Open

Postado em 19 de março de 2021, por Cléber Soares.

 

Celeiro de grandes lutadores, o jiu-jitsu sul-mato-grossense mais uma vez mostrou sua força nos tatames lá fora. Desta vez, os atletas do estado brilharam no Campeonato Aberto Internacional do Rio de Jiu-Jitsu (Rio International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2021) e trouxeram duas medalhas de ouro e uma de prata. A competição, realizada na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Rio de Janeiro (RJ), teve início nesta quinta-feira (18) e prossegue até domingo (21).

Giovanna Jara de Souza foi ao pódio duas vezes e no degrau mais alto em ambas. Os ouros foram conquistados na categoria meio-pesado (até 74 kg) e absoluto (sem limite de peso), pela classe adulto, com a faixa-azul (estilo gi – com quimono). Para ter as medalhas douradas no peito, a atleta, representando a Alliance Jiu-Jitsu Team MS, de Campo Grande, teve de encarar sete lutas, vencendo todas por finalização.

Esta não é a primeira vez que a lutadora de 18 anos, natural de Costa Rica, participa do Rio International Open. Em 2019, ficou em primeiro lugar na categoria juvenil e também na absoluto. A sul-mato-grossense está atualmente em São Paulo (SP), onde passa por um período de aperfeiçoamento com a equipe do projeto Dream Art, que desenvolve atletas de alto nível do jiu-jitsu com foco internacional.

Quem também se deu bem na Cidade Maravilhosa, em sua estreia no Rio International Open, foi Pedro Henrique Moura Ávila. O atleta de 19 anos, que treina no Projeto Social Lutando pelo Bem (PSLPB) Cícero Costha, academia de Campo Grande, faturou a prata na categoria peso-pena (até 70 kg) adulto, pela faixa-azul (estilo gi – com quimono).

Ao todo, foram quatro lutas, contra adversários do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. No domingo (21), Pedro Henrique tem chance de voltar ao pódio, com mais disputas pela frente. Desta vez, pelo estilo no-gi (sem quimono).

Giovanna e Pedro Henrique foram beneficiários da última edição (2019-20) do programa Bolsa Atleta, com parcela estendida até fevereiro deste ano. Os dois atletas se inscreveram para pleitear novamente o auxílio financeiro oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), neste ano (2021-22), que contemplará 235 atletas em nove categorias. As inscrições foram encerradas no dia 12 de março e o processo seletivo está em curso.

Fotos: Marco Oliveira/Focados no Tatame/CBJJ

Veja também

Marília e Amigos do Arthur empatam na abertura oficial da 2ª edição da Liga Estadual de Futebol Suíço

Começou de forma oficial neste último domingo, 21, nas dependências do CT da Camapi Motores, …