sábado, 20 de abril 2024

Agora mãe, Camila Gebara conquista Brasileiro Sênior de Judô em SC

Postado em 2 de dezembro de 2019, por Cléber Soares.

A douradense Camila Gebara Yamakawa conquistou neste domingo (1) mais um título brasileiro, o 11º da carreira. A peso pesado venceu a paulista Sibilla Faccholli por imobilização, mantendo a conquista das últimas temporadas do Campeonato Brasileiro Sênior. A medalha de ouro ganha ainda mais importância pelas circunstâncias, já que Camila defendeu seu título apenas três meses depois de dar à luz o pequeno Ali, que veio ao ginásio com a mais nova mamãe campeã do judô brasileiro.

Camila, 24 anos, segue treinando em Dourados, no Clube Sakurá de Judó com o marido e técnico Jorge Yamakawa e é atleta do Exército Brasileiro. Apesar de ser considerada desde as categorias de base uma promessa do judô, esbarrou no alto nível da categoria, a mais concorrida para se conseguir uma vaga na Seleção Brasileira, com Maria Suelen Altheman, Rochele Nunes (que recentemente se naturalizou portuguesa) e Bia Souza, o que fez com que Camila tenha recebido poucas oportunidades de competir com a Seleção adulta no exterior.

No Campeonato Brasileiro Interestadual, a douradense foi vice em 2016, mas ficou com a medalha de ouro nos dois anos seguintes. Em dezembro do ano passado, Camila sofreu uma grave contusão no joelho, que a tiraria dos tatames por um bom tempo. A atleta, sabendo disso, aproveitou o período afastado das lutas para gestação do primeiro filho com precisão científica nos prazos. Ali, que leva o nome de um tio-bisavô que morreu na Guerra do Líbano, nasceu no dia 28 de agosto e Camila retornou aos treinos em setembro. Foram dois meses de preparação intensiva para mais um título nacional.

Durante a competição no litoral catarinense, Camila aproveitava os intervalos entre as lutas para cuidar do futuro judoquinha e contou com ajuda da amiga Ana Gabriele para ficar com Ali durante os embates. “Ontem [sábado] eu lutei duas vezes e, entre uma luta e outra, aproveitei para dar de mamar. Hoje [domingo] eu ia fazer só a final e, como sou do peso pesado, sei que seria a última a lutar. Então quando tava na final do 57kg, eu fiz ele mamar, mesmo estando dormindo. Achei melhor garantir, e deu certo”, contou a judoca, ao site Olhar Olímpico.

Na disputa do ouro com Sibilla Faccholli, Ali estava no colo da amiga nas arquibancadas, dormindo. Mas acordou para premiação e foi a estrela no colo da mamãe campeã, ocupando o lugar mais alto do pódio.

 

Camila teve a companhia do filho na primeira competição após a gestação (Foto: Divulgação/CBJ)

Veja também

Jogos deste domingo define os finalistas da 2ª Copa Leve Max/Race de Futebol Suíço Sub 40

O penúltimo capítulo da 2ª Copa Leve Max/Race de Futebol Suíço Sub 40 será “escrito” …