sexta-feira, 29 de março 2024

Douradenses disputam provas paralímpicas no Circuito Caixa

Postado em 26 de outubro de 2017, por Cléber Soares.

Neste final de semana estará acontecendo no CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro), em São Paulo (SP), a última etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e 29 paratletas de cinco clubes que integram a seleção Sul-mato-grossenses, sendo seis deles de Dourados sob o comando do profissional em educação física Antônio Pietramale, o “Toninho Pietramale”, estarão embarcando nesta quinta-feira para competir nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de disco e de dardo, salto em altura e corridas.

Momentos antes do embarque os douradenses foram recepcionados pelo diretor/presidente da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados, Jânio César Amaro. “Espero que vocês tenham muito sucesso nas competições e que tragam bastantes medalhas de ouro para nosso Estado” disse Jânio Amaro aos paratletas.

OS DOURADENSES

Os seis douradenses que integram o projeto Dourados Paralímpico e estão ranqueados entre os três melhores do País em suas categorias e classes e que obtiveram os índices pré-estabelecidos pelo CTPB nas etapas anteriores deste ano são: Pedro Henrique Barros Tenório estará disputando as provas na classe F-34 no arremesso de peso e lançamento de disco enquanto Paulo Henrique Andrade dos Reis da classe T-13 irá competir no salto em altura.

Também representando a seleção do MS o douradense Jonathan da Silva Ferreira na classe T-38 estará nas provas dos 100 e 200 metros assim como Daiane Marlan de Souza na classe T-35.

Para o arremesso de peso e lançamento de disco e de dardo a seleção do MS será representada pela paratleta douradense classe T-42, Rosenilda Aoyama enquanto Fernanda Gomes Dias da classe T-20 estará nas provas de 800, 1.500 e 5 mil metros.

O projeto Dourados Paralímpico que tem seu centro de treinamento nas dependências do estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” é de responsabilidade da Prefeitura Municipal por meio da FUNED em parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e FUNDESPORTE (A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). “Vamos para São Paulo com grandes chances de conquistarmos mais medalhas para a nossa seleção, pois nossa equipe está muito bem preparada” disse “Toninho Pietramale” à reportagem.
Para a última etapa do Circuito Loterias Caixa, estará competindo 864 paratletas de todo o País, sendo 501 no atletismo, 93 no halterofilismo e 270 na natação.

Os atletas das duas últimas modalidades competirão em fase final de preparação para o Mundial Paralímpico que será realizado na Cidade do México e o Brasil será representado por 34 atletas. O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e patrocinado pelas Loterias Caixa.

Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação e é disputado em quatro fases regionais e três nacionais, e tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para que os paratletas de elite e novos valores pratiquem o esporte paralímpico do País.

Veja também

Equipe do Dourados A.C conquista pódios em competição de Tênis de Mesa

Neste ultimo final de semana,23 e 24 de março, no ginásio Moreninho em Campo Grande, …